A formação ética e cidadã: imperativo contemporâneo e campo fecundo da educação
Resumen
Problematiza-se a necessidade do ensino da ética analisando-se a relação do pensar e do fazer na perspectiva da formação de excelência de recursos humanos. Chama-se a atenção para a necessidade de uma práxis pedagógica na qual a ideia de postura pró-ativa social seja, de fato, estimulada pelos educadores junto a seus educandos. Busca-se evidenciar as estratégias postas quanto às possibilidades do exercício cidadão e as contradições no momento de praticálas, tanto no âmbito docente como discente. Conclui-se a necessidade premente de trabalhopedagógico coletivo, em que o pensar e o fazer ético integrem um processo de ensino e aprendizagem cidadã.
Palabras clave:
Ética, Ensino, Direitos humanos, Justiça social
Cómo citar
1.
Ferreira BJ. A formação ética e cidadã: imperativo contemporâneo e campo fecundo da educação. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1 de marzo de 2010 [citado 24 de noviembre de 2024];17(3). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/508