A formação ética e cidadã: imperativo contemporâneo e campo fecundo da educação

Autores

  • Beatriz Jansen Ferreira

Resumo

Problematiza-se a necessidade do ensino da ética analisando-se a relação do pensar e do fazer na perspectiva da formação de excelência de recursos humanos. Chama-se a atenção para a necessidade de uma práxis pedagógica na qual a ideia de postura pró-ativa social seja, de fato, estimulada pelos educadores junto a seus educandos. Busca-se evidenciar as estratégias postas quanto às possibilidades do exercício cidadão e as contradições no momento de praticálas, tanto no âmbito docente como discente. Conclui-se a necessidade premente de trabalho
pedagógico coletivo, em que o pensar e o fazer ético integrem um processo de ensino e aprendizagem cidadã.

Palavras-chave:

Ética, Ensino, Direitos humanos, Justiça social

Biografia do Autor

Beatriz Jansen Ferreira

Enfermeira, pós-doutoranda em Ética e doutora em Educação, docente do Grupo de Atividades Multidisciplinares da Pró-reitora de Graduação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), docente colaboradora do Deptº de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, consultora do Ministério da Saúde e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Publicado:

2010-03-01

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Como Citar

1.
Ferreira BJ. A formação ética e cidadã: imperativo contemporâneo e campo fecundo da educação. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 25º de junho de 2024];17(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/508