Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética

Autores

  • Ulises Prieto y Schwartzman Cátedra Unesco/Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, UnB/DF.
  • Valney Claudino Sampaio Martins Cátedra Unesco/Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, UnB/DF.
  • Luciana Souto Ferreira Cátedra Unesco/Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, UnB/DF.
  • Volnei Garrafa Coordenador da Cátedra Unesco/Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, UnB/DF.

Resumo

A partir da formação multiprofissional dos pesquisadores e estudantes interessados em bioética, o referencial teórico-prático da interdisciplinaridade tornou-se ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem.
Mediante estudo retrospectivo de frequência foi pesquisado o perfil curricular dos alunos ingressados no programa de pós-graduação stricto sensu da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Dos 145 estudantes
matriculados no período entre 2008 e 2015, 57% ingressaram no mestrado; 41%, no doutorado e 2%, no pós-doutorado, provenientes de 15 estados e do Distrito Federal, de Argentina, Colômbia, Moçambique e Uruguai. Os alunos
provêm de 29 graduações, sendo as principais: medicina (14%); direito e biologia (12% cada); odontologia (10%); psicologia e enfermagem (8% cada); fisioterapia e filosofia (7% cada). As áreas de conhecimento prevalentes foram
ciências da saúde (58%); ciências humanas e sociais (34%) e ciências biológicas (4%). A epistemologia da bioética encontra na interdisciplinaridade o referencial inerente e fundamental para seu processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:

Bioética. Educação. Ensino. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Volnei Garrafa, Coordenador da Cátedra Unesco/Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília, UnB/DF.

Doutor em Ciências, com pós-doutorado em Bioética pela Universidade de Roma. Professor titular do Departamento de Saúde Coletiva e coordenador da Cátedra Unesco e do programa de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Bioética da Universidade de Brasília (UnB). Presidente da Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da Unesco (Redbioética).

Como Citar

1.
Prieto y Schwartzman U, Martins VCS, Souto Ferreira L, Garrafa V. Interdisciplinaridade: referencial indispensável ao processo de ensino-aprendizagem da bioética. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de dezembro de 2017 [citado 27º de novembro de 2024];25(3). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1476