Mutilações dentárias: os dilemas da prática na visão de docentes universitários

Autores/as

  • Karla Patrícia Cardoso Amorim
  • Raimunda Medeiros Germano
  • Adriana Nazaro de Oliveira Avelino
  • Íris do Céu Clara Costa

Resumen

O presente artigo discute e analisa pesquisa sobre a prática da extração de dentes (exodontia) como tratamento preponderante no serviço público, sob a ótica dos docentes das disciplinas que trabalham com a mesma na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Adicionalmente, reflete sobre o compromisso ético do ensino, propondo maior aproximação entre a Academia e o serviço. Para tanto, faz uma investigação de caráter qualitativo, utilizando na coleta dos dados a técnica da entrevista semi-estruturada. O material empírico revela que os docentes admitem que a exodontia no serviço público é um
procedimento negativo, considerando sua preponderância sobre outras práticas odontológicas, quando da atenção às camadas populares. Constata, por fim, o distanciamento entre a Academia e o serviço e uma real necessidade de repensar a prática e o ensino odontológicos, bem como construir uma cultura ética no período de formação do cirurgião-dentista.

Palabras clave:

Exodontias, Odontologia, Ensino, Serviço público, Aspectos éticos

Biografía del autor/a

Karla Patrícia Cardoso Amorim

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, professora de Bioética do curso de Medicina da UFRN e da Associação Brasileira de Odontologia – ABO, Rio Grande do Norte, Brasil

Raimunda Medeiros Germano

Doutora em Educação pela UNICAMP; professora de Bioética do curso de Enfermagem e vicecoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, Rio Grande do Norte,
Brasil

Adriana Nazaro de Oliveira Avelino

Especialista em Endodontia pela UFRN e Especialista em Ortodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, Rio Grande do
Norte, Brasil

Íris do Céu Clara Costa

Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Aberta de Lisboa; professora e pesquisadora da UFRN, Rio Grande do Norte,
Brasil

Publicado:

2009-07-06

Cómo citar

1.
Amorim KPC, Germano RM, Avelino AN de O, Costa Íris do CC. Mutilações dentárias: os dilemas da prática na visão de docentes universitários. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 6 de julio de 2009 [citado 22 de diciembre de 2024];17(1). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/83