Ética de las virtudes aplicada a la deontología médica

Autores/as

Resumen

La ética médica adoptó diferentes perspectivas a lo largo de la historia. Parece existir actualmente una indiscutible supremacía de que la ética normativa es la que mejor responde a las necesidades de los profesionales médicos y sus pacientes. Por tanto, esta investigación buscó evaluar las posibles contribuciones de la ética de las virtudes para que la deontología médica pueda ser eficaz y virtuosa con vistas al bien del paciente. Para comprenderla, se realizó una investigación bibliográfica teórica-conceptual narrativa y crítica. Se partió de la hipótesis de que cuando la deontología, a pesar de ser la guía más
aceptada y practicada en la relación del profesional con el paciente, no va acompañada de una ética de las virtudes destinada a guiar la conducta médica, no está garantizado que el mero cumplimiento de las reglas la haga virtuosa con respecto al bien del paciente.

Palabras clave:

Ética médica. Virtudes. Teoría ética.

Biografía del autor/a

Anor Sganzerla, Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 - atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

José Eduardo de Siqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR

Médico cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Associação Médica Brasileira, Doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Bioética pela Universidade do Chile. Assessor de Bioética da Rede Latino-americana de Bioética da Unesco e Membro do board da Internacional Association of Bioethics. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2005-2007). Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR.

Teri Roberto Guérios, Doutorando em Filosofia da PUCPR.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná.

Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Bioética pela PUCPR.

Doutorando em Filosofia pela PUCPR. 

 

Cómo citar

1.
Sganzerla A, Siqueira JE de, Guérios TR. Ética de las virtudes aplicada a la deontología médica. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 18 de octubre de 2022 [citado 13 de mayo de 2024];30(3). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3259