Conflitos bioéticos na formação de profissionais com deficiência

Autores/as

Resumen

A deficiência apresenta um aumento significativo em todo o mundo, afetando principalmente populações vulneráveis, entre as quais se destacam jovens que apresentam os piores resultados acadêmicos e de saúde, em comparação a pessoas sem deficiência. Existem convenções internacionais que orientam a inclusão de estudantes com deficiência nos campos acadêmico e curricular. O objetivo deste artigo é analisar os conflitos éticos subjacentes à formação de profissionais do ensino superior portadores de deficiência, que estudam na área da saúde, particularmente na área de enfermagem, e trabalham em ambientes clínicos onde os usuários necessitam de cuidados de qualidade. Como metodologia, propõe-se a análise bioética com foco na revisão dos antecedentes da deficiência – situação de conflito bioético – e a proposta de enfrentar a situação de conflito segundo o discernimento bioético. São necessários esforços importantes ao nível das políticas educacionais que incentivam a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.

Palabras clave:

Pessoas com deficiência. Bioética. Educação superior. Estudantes. Estudantes de enfermagem.

Biografía del autor/a

Verónica Teresa Guerra Guerrero, UNIVERSIDAD CATOLICA DEL MAULE

ENFERMERA, ACADEMICO ESCUELA DE ENFERMERIA, UNIVERSIDAD CATOLICA DEL MAULE

Cómo citar

1.
Guerra Guerrero VT. Conflitos bioéticos na formação de profissionais com deficiência. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21 de junio de 2021 [citado 4 de diciembre de 2024];29(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2406