El médico y el enfermo: paradigma de la vulnerabilidad en Emmanuel Levinas

Autores/as

  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-4332-2822
  • Nilo Ribeiro Júnior Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil (FAJE)
  • Isabel Cristina Tavares Facury Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumen

Los avances de la ciencia modificaron la relación médico-enfermo y revelaron la necesidad de nuevos modos de pensar y actuar éticamente, con énfasis en el rescate de los elementos subjetivos de la comunicación. Para fundamentar esta relación, este texto toma como base el pensamiento de Emmanuel Levinas y de la bioética, sobre todo en la línea dirigida a la biomedicina, al cuidado y a la vulnerabilidad. Se propone que el paradigma de la bioética pase de la autonomía a la vulnerabilidad, con foco en el enfermo, cuya fragilidad interpela y exige amparo.



Palabras clave:

Bioética. Ética. Vulnerabilidad en salud.

Biografía del autor/a

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Atualmente sou professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Possuo bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1991) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2001). Tenho experiência na área de Teologia, com ênfase em sistemática, moral e bioética. Sou professor do programa de pós-graduação em Teologia na disciplina de Temas de Teologia e Bioética e professor do programa de pós-graduação em Bioética na disciplina de Bioética Clínica, Cuidado integral em Saúde e Cuidados Paliativos e fim de vida. Sou líder do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde com os projetos de pesquisa Teologia e Bioética e suas interconexões com as questões sociais; Bioética, Ciência e Espiritualidade, Humanização e cuidado integral em saúde e Bioética e cuidados paliativos. Sou membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUAs) da PUCPR.
Sou membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER e membro da Sociedade Brasileira de Bioética - SBB. Membro da comissão científica da SBB-PR. Membro da Comissão científica da Revista Pistis & Práxis do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR e parecerista da Revista de Cultura Teológica da PucSp.

Nilo Ribeiro Júnior, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil (FAJE)

Doutorado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal(2014)
Professor Adjunto da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia , Brasil

  

Isabel Cristina Tavares Facury, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestrado em Ciencias da Saude pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2018)
pediatra da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais , Brasil

Cómo citar

1.
Souza W, Júnior NR, Facury ICT. El médico y el enfermo: paradigma de la vulnerabilidad en Emmanuel Levinas. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 18 de junio de 2020 [citado 23 de noviembre de 2024];28(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2038