Espiritualidade e religiosidade: saberes de estudantes de medicina

Autores/as

Resumen

Este estudo objetivou investigar saberes de alunos de medicina sobre espiritualidade e religiosidade no cuidado ao paciente. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, pautada no Spirituality and Brazilian Medical Education, desenvolvida em duas escolas médicas do Ceará, Brasil. Os 437 participantes preencheram questionário posteriormente processado por análise descritiva. Os resultados apontaram que esses estudantes conhecem os significados e a relevância de espiritualidade e religiosidade na assistência ao paciente, mas ainda não se sentem preparados para a abordagem completa, em virtude das limitações de aprendizagem na formação acadêmica. Conclui-se que precisam aprender mais sobre a temática para efetiva abordagem do assunto com o paciente. Para tanto, é importante que as escolas médicas acrescentem o tema à matriz curricular.

Palabras clave:

Espiritualidade. Medicina. Ensino.

Cómo citar

1.
Costa MS, Dantas RT, Alves CG dos S, Ferreira ER, Silva AF da. Espiritualidade e religiosidade: saberes de estudantes de medicina. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 19 de junio de 2019 [citado 22 de diciembre de 2024];27(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1907