Ensino da Bioética lato sensu

Autores/as

  • Marco Segre

Resumen

O ensino da Bioética, segundo o autor, não é mera transmissão cognitiva. A Bioética, ética aplicada a situações atinentes à existência, não pode ser doutrina nem religião, muito menos conjunto de normas. Bioética é reflexão e discussão de situações pensadas e “sentidas” por pessoas diferentes, de crenças e vivências distintas, nas quais, existindo confronto de idéias (principalmente na esfera afetiva), se tentará estabelecer algum consenso a partir do mesmo – donde, mediante esse parcial consenso, serão estabelecidas as normas de convívio. Assim, a reflexão ética é, tanto quanto possível, anterior às normas. A postura do autor é a de reconhecimento do relativismo ético, tomando como pressuposto a existência de sentimentos de solidariedade, compreensão ou empatia entre os seres humanos. E de respeito e tolerância.

Palabras clave:

ensino, Bioética, reflexão

Biografía del autor/a

Marco Segre

Professor titular do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Publicado:

2009-10-30

Cómo citar

1.
Segre M. Ensino da Bioética lato sensu. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 30 de octubre de 2009 [citado 21 de noviembre de 2024];11(2). Disponible en: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/178