Conhecimento de alunos dos ensinos fundamental e médio sobre pesquisa experimental em animais
Abstract
A pesquisa experimental com uso de modelos animais para representar uma realidade específica é alvo de críticas por parte da população. Este estudo analisou o conhecimento de alunos do ensino fundamental e médio sobre métodos de pesquisa experimental/animal, diretrizes/leis éticas oficiais e instituições reguladoras. Ao todo, 35 alunos responderam a um questionário informativo com perguntas objetivas sobre o assunto. Apenas 18 alunos (Grupo 1) assistiram a uma palestra sobre o tema. O questionário foi aplicado novamente aos 35 alunos. A análise do primeiro questionário mostrou rejeição por
51,4% dos estudantes em relação aos métodos utilizados na pesquisa experimental. Observaram-se mudanças significativas nos padrões de resposta entre a primeira e a segunda avaliação, com diminuição do número de alunos que discordam totalmente dos métodos utilizados na pesquisa experimental no Grupo 1 (38,8%) em relação ao Grupo 2 (88,2%). Esses dados sugerem que atividades educativas podem aumentar a aceitação da pesquisa experimental pela comunidade.
Keywords:
Published:
How to Cite
License
Copyright (c) 2024 Revista Bioética
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.