Conhecimento de alunos dos ensinos fundamental e médio sobre pesquisa experimental em animais

Authors

Abstract

A pesquisa experimental com uso de modelos animais para representar uma realidade específica é alvo de críticas por parte da população. Este estudo analisou o conhecimento de alunos do ensino fundamental e médio sobre métodos de pesquisa experimental/animal, diretrizes/leis éticas oficiais e instituições reguladoras. Ao todo, 35 alunos responderam a um questionário informativo com perguntas objetivas sobre o assunto. Apenas 18 alunos (Grupo 1) assistiram a uma palestra sobre o tema. O questionário foi aplicado novamente aos 35 alunos. A análise do primeiro questionário mostrou rejeição por
51,4% dos estudantes em relação aos métodos utilizados na pesquisa experimental. Observaram-se mudanças significativas nos padrões de resposta entre a primeira e a segunda avaliação, com diminuição do número de alunos que discordam totalmente dos métodos utilizados na pesquisa experimental no Grupo 1 (38,8%) em relação ao Grupo 2 (88,2%). Esses dados sugerem que atividades educativas podem aumentar a aceitação da pesquisa experimental pela comunidade.

Keywords:

Animal Care Committees. Animal Experimentation. Drug development. Vaccines.

How to Cite

1.
Marchioni GC, Andersen ML, Silva HCA da. Conhecimento de alunos dos ensinos fundamental e médio sobre pesquisa experimental em animais. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2024 Jun. 19 [cited 2024 Nov. 21];32. Available from: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3626