What are the moral values essential for medical training?

Authors

Abstract

Este estudo propõe identificar que valores morais os estudantes de medicina consideram importantes para sua formação e que valores a universidade tem promovido durante a graduação. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal com 153 estudantes de universidade pública do esta o do Rio de Janeiro. Os participantes consideraram respeito, responsabilidade, paciência e humildade como os valores morais mais importantes para a formação médica, e responsabilidade, respeito, paciência e prudência foram apontados como os mais estimulados durante a graduação. Os estudantes reconhecem a importância da educação moral para a formação profissional e se mostram sensíveis ao tema. Por conseguinte, é necessário capacitar docentes e instituir educação permanente para que a formação moral não seja produto da casualidade ou continue à margem dos currículos.

Keywords:

Education, medical. Ethics. Morals.

Author Biographies

Lumaira Maria Nascimento Silva da Rocha Marques

Enfermeira e Doutora em Bioética, Ética Aplica e Saude coletiva pelas instiituições associadas: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade do estado do Rio de janeiro e Fiocruz.

Sandra Costa Fonseca, Departamento de Epidemiologia e Bioestatística/Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Rio de Janeiro/ RJ/ Brasil

Professora adjunta do Departamento de Epidemiologia e Bioestatística/Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal Fluminense (UFF)/ Rio de Janeiro/ RJ/ Brasil

Vitor Corradini Milioni

Médico graduado pela Universidade Federal Fluminense.

Weydler Campos Hottz Corbiceiro

Médico graduado pela Universidade Federal Fluminense.

How to Cite

1.
Marques LMNS da R, Fonseca SC, Milioni VC, Corbiceiro WCH. What are the moral values essential for medical training?. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2020 Dec. 21 [cited 2024 Dec. 21];28(4). Available from: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2333