Ethics and pharmaceutical services in primary health care: daily challenges

Authors

Abstract

This study aimed to identify and discuss ethical problems experienced by pharmacists in primary health care. Data were collected through semi-structured interviews conducted with 19 pharmacists in Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. The content of interviews was analyzed through thematic-categorical analysis in the light of bioethics references. Ten ethical problems were identified related to the political dimension of the working process and health care, involving issues related to the structure of services and work environment, and management of health services. An ethical analysis to solve these questions is an important strategy to improve pharmaceutical services in primary health care.

Keywords:

Primary health care. Pharmaceutical services. Bioethics. Ethics, pharmacy. Public health.

Author Biographies

Leandro Ribeiro Molina, Universidade Federal de Santa Catarina

Farmacêutico graduado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP (2005). Em 2009 obteve título de Especialista em Saúde da Família (Residência Multiprofissional) pelo Programa de Residência Integrada em Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e Ministério da Saúde, e em 2016 concluiu curso de Mestrado em Saúde Coletiva/UFSC. Atualmente é farmacêutico do quadro da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/SC e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFSC (integrado ao do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Bioética e Saúde Coletiva - NUPEBISC / UFSC).

Juliara Bellina Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Realizou Graduação em Odontologia (2012.2) e Mestrado em Odontologia na área de Saúde Coletiva (2015.1) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é Doutoranda de Odontologia em Saúde Coletiva onde trabalha com a linha de pesquisa de Ética e Educação, desenvolvendo estudos sobre a Dimensão Ética da Educação Superior em Saúde e a Construção da Personalidade Moral dos estudantes. É membro do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva - NUPEBISC e da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional de SC, atualmente no cargo de Tesoureira. Fez parte do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade, Educação e Saúde (GIS) e do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Governança dos Bens Comuns (GTHidro). Atuou como professora Tutora no Curso de Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). É membro efetiva da Sociedade Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e membro fundadora da Conferência Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas (COY11 Florianópolis), e do Comitê Facilitador da Sociedade Civil Catarinense para a Rio+20. Também desenvolve trabalhos com Tecnologias Sociais, Metodologias de Facilitação, Construções Coletivas e de Governança.

Mirelle Finkler, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Odontologia, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o doutorado na área de Odontologia em Saúde Coletiva, fez Estágio de Doutorado (Sanduíche - CAPES) na Universidad Complutense de Madrid, na área de Bioética. Atua na UFSC como Professora Adjunta IV do Departamento de Odontologia, como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia. É membro fundadora do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva - NUPEBISC e da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional de SC, atualmente presidente (2018-2020). Trabalha com ênfase nas temáticas de Bioética, Saúde Coletiva, Odontologia em Saúde Coletiva, Saúde da Família, Integração ensino-servico-comunidade, Formação Profissional, Humanização do SUS e Metodologias Qualitativas de Pesquisa. É vice-líder do grupo de pesquisa NUPEBISC, membro da Rede Interinstitucional de Pesquisas HumanizaSUS e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade, Educação e Saúde - GIS.

How to Cite

1.
Molina LR, Hoffmann JB, Finkler M. Ethics and pharmaceutical services in primary health care: daily challenges. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2020 Jun. 18 [cited 2024 Nov. 21];28(2). Available from: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2202