Óbitos evitáveis em menores de cinco anos na região Macro Norte do estado de Minas Gerais

Authors

Abstract

Trata-se de um estudo epidemiológico de caráter descritivo, com objetivo avaliar os óbitos por causas evitáveis em menores de cinco anos ocorridos no ano de 2013, na região Macro Norte de Minas Gerais.  A amostra populacional foi composta por crianças menores de cinco anos. Os óbitos evitáveis em Minas Gerais, divididos por Macro Regiões: Norte, Sudeste, Leste, Oeste, Centro, Sul, Nordeste, Triangulo do Norte, Noroeste, Triangulo Sul, centro Sul, Leste do Sul, Jequitinhonha, Ignorado-MG, totalizaram 3641 neste mesmo ano, sendo que a Macrorregião Norte apresenta 392 óbitos por causa evitáveis. Em Minas Gerais, na região macro norte foi observado à prevalência de óbitos evitáveis em crianças do sexo masculino; prevaleceram os óbitos em crianças de cor parda, quando avaliados os óbitos divididos por raça e cor. Destacam-se também os óbitos divididos por faixa etária.

Keywords:

Óbitos evitáveis. Mortalidade infantil. Dados epidemiológicos.

Author Biographies

Ingryde Salles Silva de Oliveira

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI. Montes Claros-MG. Brasil

Rodrigo Silva Torres

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI. Montes Claros-MG. Brasil.

Fernanda Cardoso Rocha, Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI. Especialista em Politicas Públicas com Ênfase em Saúde da Familia. Montes Claros- MG.

Tadeu Nunes Ferreira

Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde. Mestrando em Tecnologia da Informação Aplicada à Biologia Computacional. Professor da disciplina de Saúde da Criança nas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE) e Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI). Montes Claros-MG. Brasil. 

How to Cite

1.
Oliveira ISS de, Torres RS, Rocha FC, Ferreira TN. Óbitos evitáveis em menores de cinco anos na região Macro Norte do estado de Minas Gerais. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2018 Sep. 12 [cited 2024 Jul. 3];26(3). Available from: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1497