Educação médica e formação ética: revisão de escopo

Autores

Resumo

O currículo da educação médica passa por profundas transformações visando desenvolver competências práticas para o exercício da medicina e, para possibilitar uma atuação centrada no paciente, a ética precisa ocupar lugar central nessa reestruturação. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de escopo de artigos dos últimos cinco anos que abordam o tema da ética na educação médica. Dessa revisão, dois resultados se destacaram: a estruturação dos conteúdos de ética no currículo e a formação da sensibilidade ética. A formação ética do futuro médico não pode reduzir-se a uma perspectiva cognitivista de saber argumentar e formular juízos morais, mas necessita assumir também a perspectiva afetiva para a criação de sensibilidade ética que compreende atitudes e competências para captar o problema ético em seu contexto.

Palavras-chave:

Educação Médica, Ética, Currículo, Consentimento Informado, Conhecimento, Atitudes e Práticas em Saúde

Como Citar

1.
Junges JR, Schaefer R, Lopes PPS, Altíssimo FC, Ferreira Ribeiro da Silva F, Pesenti Coral G, et al. Educação médica e formação ética: revisão de escopo. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 4º de dezembro de 2024 [citado 3º de fevereiro de 2025];32. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3851