Ensino de procedimentos médicos em cadáveres durante curso de medicina

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa foi avaliar se estudantes de medicina foram convidados a realizar procedimentos em cadáveres, se o consentimento deveria ser obtido e se o treinamento era útil ao aprendizado. Participaram 403 estudantes de medicina (23,4±3,3 anos) e 87 professores (51,0±10,4 anos). Dos estudantes, 3,7% foram convidados a realizar procedimentos em cadáveres, enquanto 2,3% dos professores fizeram os convites. Dos professores, apenas um solicitou consentimento. A maioria dos estudantes e
professores concordava com a obtenção do consentimento (estudantes: 92,3%; professores: 91,8%) e que o treinamento era útil (83,1% e 66,9%, respectivamente). Concluiu-se que procedimentos em cadáveres ocorrem com baixa frequência, que há concordância acerca da obtenção do consentimento e que os treinamentos são úteis ao aprendizado médico.

Palavras-chave:

educação de graduação médica, cadáver, bioética, competência profissional, intubação intrataqueal

Biografia do Autor

Aline Lika Kambara, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.

Aline Lika Kambara – Graduanda – alinekambara@gmail.com
0009-0005-0186-0816

Gabriele Vieira Bonanno, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.

Gabriele Vieira Bonanno – Graduanda – gabrielevbonanno@gmail.com
0009-0005-7198-868X

Ursula Bueno do Prado Guirro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba/PR, Brasil.

Úrsula Bueno do Prado Guirro – Doutora – ursula@ufpr.br
0000-0003-4879-3057

Como Citar

1.
Kambara AL, Bonanno GV, Guirro UB do P. Ensino de procedimentos médicos em cadáveres durante curso de medicina. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 27º de março de 2025 [citado 31º de março de 2025];33. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3819