Desempenho e sofrimento psíquico na graduação médica
Resumo
A fim de compreender a percepção de estudantes de medicina sobre a saúde mental e sua relação com o cotidiano da graduação médica, realizou-se estudo qualitativo por meio de entrevistas semiestruturadas com 24 estudantes de uma universidade pública de Minas Gerais. A análise temática ou categorial dessas entrevistas apontou concepções sobre saúde mental relacionadas à perspectiva biomédica e ao paradigma de atenção psicossocial. Os principais problemas identificados foram: sobrecarga, pressão por
desempenho, competitividade, relacionamento com professores e questões relacionadas à organização e dinâmica do curso. Não foram apresentadas críticas ou discussões sobre como esses fatores geradores de sofrimento poderiam ser transformados ou superados. A persistência de elementos geradores de sofrimento psíquico no cotidiano da graduação e a impossibilidade ou dificuldade de pensar outras maneiras de lidar com as exigências do processo formativo apontam para elementos negativos da sociedade atual, caracterizada pelo valorização imperativa do desempenho assumida subjetivamente pelos sujeitos.
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