Desenvolvimento de valores médicos na formação em metodologias ativas

Autores

Resumo

Com a crescente expansão do ensino médico no Brasil, paralela à atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais (2001, 2014 e 2022), é essencial refletir acerca do processo de ensino-aprendizagem de ética e bioética. A pesquisa correlaciona valores morais desenvolvidos durante a formação médica com sua aplicação no estágio obrigatório – regime de internato em um curso de medicina no sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa, com 72 estudantes das turmas em internato, cuja coleta de dados consistiu na aplicação individual de questionário. Os resultados, pela análise de conteúdo, indicam que os valores morais aprendidos durante a formação e os valores praticados e considerados essenciais para a vivência no internato são respeito, responsabilidade, paciência e humildade, e as discussões e aprendizados a respeito desses valores morais/sociais acontecem com maior frequência quando são adotadas estratégias educativas características das metodologias ativas.

Palavras-chave:

Educação médica., Ética., Valores sociais.

Como Citar

1.
Muniz Barbosa T, Ferreira Merigo E, Henrique Silva M, de Lima P. Desenvolvimento de valores médicos na formação em metodologias ativas. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 14º de novembro de 2024 [citado 10º de dezembro de 2024];32. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3751