Portfólio acadêmico: reflexões sobre o ensino de enfermagem em interculturalidade

Autores

  • Eduardo Marques Machado Aluno do Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana
  • Karine de Freitas Caceres Machado Professora do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana
  • Liliane Alves Pereira Professora do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana

Resumo

Este estudo busca refletir acerca do cuidado intercultural quanto ao modo de agir no processo de enfermagem ante as diferentes culturas. Trata-se de estudo teórico de abordagem reflexiva baseado na experiência do acadêmico na construção de seu portfólio, realizado no ano de 2020 por meio de reflexões pautadas em portfólio acadêmico do quinto semestre de um curso de enfermagem do Sul do Brasil. Após análise do material produzido e das reflexões anotadas no diário do portfólio, emergiram as seguintes categorias: cuidado intercultural em disciplinas de enfermagem e interculturalidade e pandemia. Assim, após reflexão e discussão sobre o cuidado de enfermagem, abordar-se-ão a interculturalidade diante
das disciplinas cursadas, as experiências da trajetória acadêmica nesse período e, por fim, os impactos da pandemia de covid-19 no processo de cuidado das pessoas do ponto de vista da interculturalidade. Essa temática torna-se importante por suscitar uma reflexão sobre a relação enfermeiro-paciente.

Palavras-chave:

Enfermagem. Cultura. Bioética. Ética.

Como Citar

1.
Machado EM, Machado K de FC, Pereira LA. Portfólio acadêmico: reflexões sobre o ensino de enfermagem em interculturalidade. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 6º de julho de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];30(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2896