Percepção de estudantes sobre as pesquisas científicas utilizando animais

Autores

  • Tatiane Moreira Dias Colégio Euclides da Cunha
  • Patrícia Gonçalves Guedes Instituto Resgatando o Verde

Resumo

Embora as informações relativas à Bioética sejam frequentemente veiculadas na mídia, são ainda pouco exploradas no ambiente escolar. Partindo dessa hipótese, procurou-se verificar os conhecimentos e ideias de um grupo de educandos de duas escolas da Cidade do Rio de Janeiro através de um questionário onde eles puderam se posicionar sobre a temática “uso de animais em pesquisas”. Após análise dos dados, pôde se verificar que o conhecimento dos alunos é fragmentado e que pouco desse conhecimento parece ter sido construído em ambiente escolar. Contudo, os alunos demonstraram interesse no assunto, ainda que uma parte deles não tivesse opinião formada sobre o tema. Os resultados mostram que o docente consciente do seu papel se torna instrumento para a formação de cidadãos críticos, e que a reflexão dos alunos sobre a Bioética é ainda pouco estimulada, o que pode influenciar negativamente nas tomadas de decisão em sociedade.

Palavras-chave:

Educação em Ciências. Ensino de Bioética. Uso de animais em pesquisas.

Biografia do Autor

Tatiane Moreira Dias, Colégio Euclides da Cunha

Bióloga (Fundação Técnico-Educacional Souza Marques)

Professora de Ensino Fundamental e Médio (Colégio Euclides da Cunha)

Patrícia Gonçalves Guedes, Instituto Resgatando o Verde

Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas (Fundação Técnico-Educacional Souza Marques)

Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) (Museu Nacional - UFRJ)

Doutorado em Zoologia (Museu Nacional - UFRJ)

Como Citar

1.
Dias TM, Guedes PG. Percepção de estudantes sobre as pesquisas científicas utilizando animais. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 22º de junho de 2018 [citado 22º de fevereiro de 2024];26(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1519