Bioética e interculturalidade na atenção à saúde indígena

Autores

Resumo

Este artigo aponta aspectos socioculturais, teóricos e jurídicos para uma bioética intercultural na atenção à saúde dos povos indígenas do Brasil. A partir de uma perspectiva que busca construir práticas bioéticas adequadas aos encontros entre culturas, o texto argumenta que o foco em tecnologias leves de saúde pode ser um caminho para superar as dificuldades encontradas em um contexto permeado pela colonialidade e o racismo estrutural. Algumas experiências de prática bioética intercultural são apresentadas no artigo. Essas experiências, apesar de se referirem ao contexto brasileiro, podem ser aplicadas em outros cenários de encontro entre diferentes culturas.

Palavras-chave:

Bioética. Cultura. Assistência à saúde culturalmente competente. Saúde de populações indígenas. Saúde pública.

Biografia do Autor

Aislan Vieira Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Professor de Sociologia do IFMS, campus Campo Grande e doutorando no PPG em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGSD/FAMED/UFMS).

Como Citar

1.
Melo AV, de Sant’Ana GR, Bastos PRH de O, Antônio L. Bioética e interculturalidade na atenção à saúde indígena. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 21º de setembro de 2021 [citado 26º de abril de 2024];29(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2554