Julgamento ético do médico: reflexão sobre culpa, nexo de causalidade e dano

Autores/as

  • Clóvis Francisco Constantino Conselho Federal de Medicina

Resumen

Este artigo analisa os conceitos contidos no artigo 29 do Código de Ética Médica brasileiro e sua intercorrelação, discutindo tanto o seu entendimento jurídico como sua aplicação nos julgamentos éticos dos médicos, em vista dos imperativos categóricos da prática da medicina, atividade profissional de meios que objetiva produzir benefícios com o mínimo de malefícios, utilizando o melhor do progresso científico disponível e com respeito à autonomia das pessoas, área em que a informação é fundamental para o exercício ético.

Palabras clave:

Código de ética médica, Dano, Imperícia, Imprudência, Negligência, Responsabilidade, Nexo de causalidade, Culpa

Biografía del autor/a

Clóvis Francisco Constantino, Conselho Federal de Medicina

pediatra, diretor do Conselho Federal de Medicina (2004/2009), presidente do Departamento de Bioética da Sociedade Brasileira de Pediatria, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (1998-2000), presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (2003-2004), consultor de Bioética e membro do Centro de Estudos do Conjunto Hospitalar do Mandaqui/SP.

Publicado:

2009-07-03

Cómo citar

1.
Constantino CF. Julgamento ético do médico: reflexão sobre culpa, nexo de causalidade e dano. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3 de julio de 2009 [citado 16 de mayo de 2024];16(1). Disponible en: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/58