O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Autores/as

  • José Eduardo de Siqueira
  • Márcia Hiromi Sakai
  • Rogério Luiz Eisele

Resumen

O ensino da ética nos cursos de Medicina passa por um momento de transformações. O modelo clássico representado pela disciplina de Medicina Legal e Deontologia está-se mostrando insuficiente para atender a necessária formação humanística do profissional. Neste trabalho, avaliam-se as inadequações do mesmo e propõe-se como alternativa a introdução da disciplina de Bioética. Marcadamente interdisciplinar, a Bioética oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer as diferentes correntes de pensadores que se debruçam sobre o conhecimento comportamental do ser humano. Permanecem as indispensáveis reflexões sobre normas deontológicas, enriquecidas, porém, com uma visão mais abrangente da moralidade humana. Numa sociedade plural e secularizada, em que o médico entra cotidianamente em contato com diferentes concepções de vida, torna-se imperioso assumir tomadas de decisões sintonizadas com essa realidade. Questiona-se, ainda, a pertinência do modelo passivo ensinar-aprender. Sabendo-se que o ser humano é possuidor de um complexo sistema mental de elaboração das informações recebidas, advoga-se a tese de que a aprendizagem é muito mais um processo ativo de interação docente, discente e realidade social. Não basta tomar conhecimento de normas morais e legais, pois o comportamento ético do médico exige tolerância, prudência e poder de discriminação, características da nova disciplina.

Palabras clave:

Ética, Bioética, Deontologia, Medicina Legal, ensino médico, humanismo

Biografía del autor/a

José Eduardo de Siqueira

Doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em
Bioética pela Universidade do Chile, professor de Clínica Médica e Bioética da UEL, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2005-2007), membro da CâmaraTécnica de Medicina Paliativa
do CFM, membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica do CFM

Publicado:

2009-11-03

Cómo citar

1.
Siqueira JE de, Sakai MH, Eisele RL. O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3 de noviembre de 2009 [citado 19 de mayo de 2024];10(1). Disponible en: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/199