Perception of medical students about the termination of life

Authors

  • Tanise Nazaré Maia Costa Universidade do Estado do Pará http://orcid.org/0000-0003-1319-5591
  • Milena Coelho Fernandes Caldato Universidade do Estado do Pará
  • Ismari Perini Furlaneto Centro Universitário do Pará

Abstract

The advancement of medicine has improved the treatment of diseases, modifying the population’s morbidity and mortality pattern, with an increase in chronic diseases. This phenomenon made it urgent to properly interpret the termination of life. Considering this need, this cross–sectional, descriptive and analytical study analyzed data regarding the perceptions of 111 students from the sixth year of the medical school about endof-life palliative care. Data were collected between August and November 2016 through a questionnaire and analyzed by statistical tests using the Iramuteq software. 37.3% of students reported difficulty communicating a patient’s death to their family; 60% of them felt unprepared or had doubts regarding how to deal with death in
the emergency department; 25% of students reported not knowing the term Euthanasia; 53%, Orthothanasia; and, 56%, Dysthanasia. Results show that there are still gaps in the knowledge of medical students making evident the need for medical schools to reinforce educational practices regarding death.

Keywords:

Perception. Students, medical. Hospice care.

Author Biographies

Tanise Nazaré Maia Costa, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (2006), ensino fundamental e médio pelo Colégio Ideal (2000) e residência médica pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará em Clínica médica (2009) e pelo Hospital Universitário João de Barros Barreto em Geriatria (2011). Possui título de especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Associação Médico Brasileira. Preceptora da residência em clínica médica pelo Hospital Ophir Loyola/Centro Hospitalar Jean Bitar. Docente do curso de Medicina do Centro Universitário do Pará (disciplinas de Habilidades Clínicas e Práticas médicas). Mestranda em Ensino em Saúde da Amazônia pela Universidade do Estado do Pará.

Milena Coelho Fernandes Caldato, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1997) e em Farmácia pelo Centro Universitário do Pará (1995). Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM e Título de Especialista em Nutrologia pela ABRAN. Especialista em Bioética pela Università Sacro Cuore de Roma - Itália. Doutorado em Medicina (Endocrinologia Clínica) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Professora Adjunta III de Clínica Médica (sub-área: Endocrinologia) da Universidade do Estado do Pará. Professora Titular e Coordenadora do Curso de Medicina do CESUPA. Docente e Orientadora do Mestrado em Ensino e Saúde na Amazônia (UEPA) e do Mestrado em Educação médica do CESUPA. Chefe do Serviço e Coordenadora da Residência Médica de Endocrinologia e Metabologia do Centro Universitário do Pará -CESUPA. Foi preceptora da Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia do Hospital Universitário João Barros Barreto (2007-2014). Presidente do Departamento de Adrenal e Hipertensão da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2007-2008; 2009-2010 e 2011-2012). Presidente da Regional Pará da SBEM por 2 mandatos (2005 a 2007; 2013 a 2017). Presidente do Centro de Bioética da Amazônia (CBAm). Experiência em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: hiperplasia adrenal congênita, doenças adrenais e neuroendócrinas, Hipotireoidismo Congênito, Acromegalia, Tumores endócrinos, Hipertensão Endócrina; além de temas em Bioética e Educação Médica.

 

Ismari Perini Furlaneto, Centro Universitário do Pará

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPGBPA/UEPA/IEC), possui Mestrado em Doenças Tropicais (PPGDT/NMT/UFPA) e graduação em Farmácia (CESUPA). Atualmente é professora do Eixo Iniciação Científica 2 (módulo Bioestatística) do Curso de Medicina da Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), Vice-Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA/FAMAZ) e tutora do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e da FAMAZ. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Experimental do CESUPA e participa do Grupo de Pesquisa em Agentes Bacterianos e Fúngicos na Amazônia Brasileira (IEC/SVS/MS). Atuou como professora colaboradora na disciplina Bioestatística para o Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais da UFPA (PPGDT/NMT/UFPA) de 2011 a 2016 e ministra o Curso de Bioestatística em PPG de outras IES.

How to Cite

1.
Costa TNM, Caldato MCF, Furlaneto IP. Perception of medical students about the termination of life. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2019 Dec. 19 [cited 2024 May 11];27(4). Available from: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1968