Pesquisa com crianças: leitura de Emmanuel Lévinas e a alteridade

Authors

  • Francine Ramos de Miranda Universidade Federa de Mato Grosso do Sul
  • Israel Fabiano Pereira de Souza Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos Universidade Federa de Mato Grosso do Sul
  • Maria Angélica Marcheti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Lúcia Ivo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Maria Almeida Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Isabelle Campos de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0001-5322-7987
  • Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federa do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-9123-232X

Abstract

É recente a preocupação em delimitar a pesquisa com crianças e, mais importante, o quanto é indispensável pensá-la sob uma perspectiva ética. Com vistas à ampliação dessa discussão, objetivou-se oferecer uma forma de abordagem ética que se acredita ser essencial para o desenvolvimento de pesquisas com crianças a partir do pensamento do filósofo Emmanuel Lévinas. Com base na alteridade de Lévinas, concluiu-se que para realização de pesquisa com crianças torna-se necessário se abrir para o mundo infantil, totalmente diverso e autônomo. Perceber essa necessidade é perceber a imprescindibilidade da alteridade como pressuposto ético das relações humanas, no caso, entre o pesquisador e a criança. Somente assim, a autonomia, o respeito e a participação ativa da criança estarão assegurados como um direito que possui não apenas por ser participante de pesquisa, mas também como ser humano, com as particularidades que devem ser consideradas efetivamente.

Keywords:

Pesquisa envolvendo seres humanos. Ética em pesquisa. Criança.

Author Biographies

Francine Ramos de Miranda, Universidade Federa de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Israel Fabiano Pereira de Souza, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Filósofo. Estudante do curso de espacialização em Ensino da Filosofia da Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos, Universidade Federa de Mato Grosso do Sul

Farmacêutico-Bioquímico. Doutor em Educação, Professor permanente, pesquisador e membro do Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação Saúde e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015-2018).

Maria Angélica Marcheti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Lúcia Ivo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira, Doutora em Enferamgem, Professora dos cursos de Graduação em Enfermagem e Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Engenheira Civil, Doutora em Biosystems Eng. and Environmental Science, Professora do Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Isabelle Campos de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC), Natal/RN, Brasil.

Marcos Antonio Ferreira Júnior, Universidade Federa do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Saúde e Desenvolvimento, Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado acadêmico e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Líder Grupo de Pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Clínica (NEPEC)". Natal/RN, Brasil.

How to Cite

1.
Miranda FR de, Souza IFP de, Bastos PRH de O, Marcheti MA, Ivo ML, Carvalho AMA, et al. Pesquisa com crianças: leitura de Emmanuel Lévinas e a alteridade. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2017 Dec. 5 [cited 2024 May 12];25(3). Available from: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1479