O médico e o doente: paradigma da vulnerabilidade em Emmanuel Lévinas

Autores

  • Waldir Souza Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-4332-2822
  • Nilo Ribeiro Júnior Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil (FAJE)
  • Isabel Cristina Tavares Facury Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Resumo

Os avanços da ciência modificaram a relação médico-doente, revelando a necessidade de novos modos de pensar e agir eticamente, com ênfase no resgate de elementos subjetivos da comunicação. Para fundamentar essa relação, este texto parte do pensamento de Emmanuel Levinas e da bioética, sobretudo em sua linha voltada à biomedicina, ao cuidado e à vulnerabilidade. Propõe-se que o paradigma da bioética passe da autonomia à vulnerabilidade, com foco no doente, cuja fragilidade interpela e exige acolhimento.

Palavras-chave:

Bioética. Ética. Vulnerabilidade em saúde.

Biografia do Autor

Waldir Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Atualmente sou professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Possuo bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1991) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2001). Tenho experiência na área de Teologia, com ênfase em sistemática, moral e bioética. Sou professor do programa de pós-graduação em Teologia na disciplina de Temas de Teologia e Bioética e professor do programa de pós-graduação em Bioética na disciplina de Bioética Clínica, Cuidado integral em Saúde e Cuidados Paliativos e fim de vida. Sou líder do Grupo de Pesquisa Bioética, Humanização e Cuidados em Saúde com os projetos de pesquisa Teologia e Bioética e suas interconexões com as questões sociais; Bioética, Ciência e Espiritualidade, Humanização e cuidado integral em saúde e Bioética e cuidados paliativos. Sou membro do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUAs) da PUCPR.
Sou membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER e membro da Sociedade Brasileira de Bioética - SBB. Membro da comissão científica da SBB-PR. Membro da Comissão científica da Revista Pistis & Práxis do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR e parecerista da Revista de Cultura Teológica da PucSp.

Nilo Ribeiro Júnior, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil (FAJE)

Doutorado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa - Braga, Portugal(2014)
Professor Adjunto da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia , Brasil

  

Isabel Cristina Tavares Facury, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestrado em Ciencias da Saude pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2018)
pediatra da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais , Brasil

Como Citar

1.
Souza W, Júnior NR, Facury ICT. O médico e o doente: paradigma da vulnerabilidade em Emmanuel Lévinas. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 18º de junho de 2020 [citado 28º de março de 2024];28(2). Disponível em: http://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/2038