Revista Bioética

Editorial

Em 30 de setembro último encerrou-se o mandato da gestão 2009-2014 do CFM, presidida por Roberto Luiz d’Avila. Ao concluir sua missão, essa diretoria apontou como uma de suas realizações importantes o apoio à Revista Bioética, o que, com certeza, teve influência direta no crescente reconhecimento do periódico nas esferas acadêmica e profissional, bem como na constatação de sua qualidade pela inclusão em várias bases de dados.

Como editora científica, reconheço a relação direta entre o apoio e as realizações, acrescentando que nesse intervalo alcançamos a marca de 20 artigos publicados por número e conquistamos mais oito indexações significativas, as quais ampliaram o acesso e a visibilidade do periódico. É importante sublinhar que nessa fase passamos a publicar a revista em inglês, em versão eletrônica, e, a partir de 2014, também a versão completa em espanhol. Cabe lembrar ainda que durante este período o CFM consolidou sua parceria com a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), instituindo os congressos de bioética clínica, fortalecendo o apoio aos congressos brasileiros e demais encontros da área, além de produzir em duas publicações o compêndio das principais conferências proferidas nos congressos de Brasília e Florianópolis.

O término do mandato da gestão 2009-2014 repercutiu diretamente naRevista Bioética. Depois de mais de uma década de constante militância pela formação ética da classe médica, Gerson Zafalon Martins retirou-se da diretoria da instituição, deixando, consequentemente, de ser também o editor geral da publicação. Cabe ressaltar que continuaremos contando com seu inestimável apoio como integrante do Corpo Editorial, no qual permanecerá aportando toda sua experiência tanto como profissional de medicina quanto como integrante da presidência da SBB.

A nova diretoria do CFM, que em grande medida mantém a equipe da gestão anterior, passa a ser capitaneada por Carlos Vital, que já sinalizou sua expectativa de continuidade da linha editorial da Revista Bioética. Marca também tal predisposição a permanência dos integrantes da equipe editorial, a qual, agora, passará à incumbência de Sidnei Ferreira, que assumiu as funções de 2º Secretário da Diretoria, sendo, portanto, o editor geral do periódico.

Para aqueles que porventura ainda não o conhecem, ele é professor adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pediatra e pneumologista pediátrico do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ), além de coordenador adjunto do curso de pós-graduação em pneumologia pediátrica nessa instituição. Sidnei Ferreira é também diretor da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e integra a Comissão Especial de Reparação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro. Considerando não apenas seus títulos, mas a pessoa afável e conscienciosa que já demonstrou ser, queremos dar-lhe as boas vindas em nome da equipe editorial e dos pareceristas da Revista Bioética.

Assim, para finalizar este editorial, que sinaliza o início de um novo período na condução da revista, manifestamos o contentamento pela atual diretoria deliberar pela manutenção do ciclo virtuoso que marcou a proposta da Revista Bioética nesse lustro. Agradecendo o voto de confiança inerente a tal proposição, registramos nosso empenho para manter o mais elevado padrão de qualidade.

Como não poderia deixar de ser, reiteramos nosso agradecimento aos integrantes do Corpo Editorial e aos pareceristas ad hoc, que contribuíram com sua incansável dedicação e expertise para o sucesso da Revista Bioética. Somos gratos ainda aos autores publicados, que nos prestigiaram ao longo de 2014 com suas reflexões. Esperamos que nossos leitores se sintam gratificados com este número de final de ano e desejamos a todos um 2015 de superação e realizações.

 

Dora Porto

Editora científica

------------------------------------------------------------------------------

REVISTA BIOÉTICA - 21 ANOS - INDEXAÇÃO SciELO

É com satisfação que os editores e corpo editorial comunicam que o Comitê Consultivo da SciELO Brasil concedeu em reunião no mês de maio de 2013 parecer favorável ao ingresso da Revista Bioética, versão impressa, naquele banco.

Nem seria preciso dizer que estamos muito felizes com esta boa nova que reflete o esforço de todos: pareceristas, colaboradores ad hoc e editores. Aos primeiros agradecemos por terem se esmerado na análise dos vários manuscritos que enviamos, examinando-os com rigor para qualificar os trabalhos publicados, sem perder o prazo fixado.

Somos gratos também aos autores que confiaram no periódico, contribuindo para que pudéssemos publicar artigos interessantes e inovadores. Não podemos esquecer, claro, da diretoria deste Conselho Federal de Medicina, que tem apoiado a Revista Bioética em todas as necessidades editoriais.

Aproveitamos a oportunidade para registrar que no primeiro número de 2013 alcançamos a meta de 20 artigos por fascículo, com 50% de artigos de pesquisa. Esta quantidade de artigos em cada um dos três números anuais perfaz o mínimo indispensável para solicitar outras indexações internacionais na área da Saúde, como a PubMed Central, base de dados digital de livre acesso à literatura científica biomédica e das ciências da vida. Além destas estamos ingressando ainda este ano com pedido de inclusão na Redalyc e no início do próximo ano na Scopus.

Além disso, estamos reformulando o cadastro de envio da versão impressa do periódico, buscando contemplar todas as bibliotecas de instituições de ensino superior do país.

Com isso queremos garantir aos leitores da Revista Bioéticaque neste ano de 2013 continuamos trabalhando para ampliar o reconhecimento do periódico que, indiscutivelmente, abre espaço à consolidação da bioética em nosso país.

A Revista Bioética é filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e indexada em:

SciELO - Scientific Electronic Library Online

Base de Dados da Literatura Latino-Americana e do  Caribe de Informações em Saúde – Lilacs;

Latindex;

Periódica – Indice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias;

DOAJ - Directory of open Access Journal;

Sumários de Revistas Brasileiras - Sumários.org; 

EBSCOhost Online Research Databases;

DRJI - Directory of Research Journals Indexing; 

 

ReadCube.


Imagem de capa da revista

Abertura em português

La apertura en español

Opening in English

 

Normas Editoriais

Normas Editoriales

Editorial Standards

 


Vol. 23, No 1 (2015): Revista Bioética

Sumário

Artigos

Editorial PDF
Dora Porto, Sidnei Ferreira
Estudo crítico do princípio de benefício e dano PDF
Flávio Rocha Lima Paranhos, Volnei Garrafa, Rosane Leite de Melo
Elementos necesarios al consentimiento informado en pacientes con esquizofrenia PDF
Sergio Ramos Pozón
Processo de tomada de decisão nos cuidados de fim de vida PDF
Maria de Lourdes Feitosa Lima, Sérgio Tavares de Almeida Rego, Rodrigo Siqueira Batista
Limites do poder familiar nas decisões sobre a saúde de seus filhos – diretrizes PDF
Délio José Kipper
Responsabilidade médica e suas implicações na prática clínica PDF
Gardênia Holanda Marques, Karla Patrícia Holanda Martins
Análise bioética nas indicações de cirurgia bariátrica em crianças e adolescentes PDF
Cynthia Meira de Almeida Godoy, Galeno Egydio José de Magalhães Neto, Marcelo Falcão Santana, Sércio Flavny Brandão de Menezes Correia, Josimário João da Silva
Intersexualidade: uma clínica da singularidade PDF
Ana Amélia Oliveira Reis de Paula, Márcia Maria Rosa Vieira
Perspectiva bioética intercultural e direitos humanos PDF
Aline Albuquerque
A fragilidade humana diante da pobreza e da fome PDF
Caroline Filla Rosaneli, Ana Lúcia Cardoso Ribeiro, Luana de Assis, Tânia Mara da Silva, José Eduardo de Siqueira
Fragmentos para uma bioética urbana: ensaio sobre poder e assimetria PDF
Erick Araujo
Doenças negligenciadas e bioética: diálogo de um velho problema com uma nova área do conhecimento PDF
Bruno Leonardo Alves de Andrade, Dais Gonçalves Rocha
Deliberação ética em saúde: revisão integrativa da literatura PDF
Carlise Rigon Dalla Nora, Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Margarida M. Vieira
Integridade científica e pesquisa em saúde no Brasil: revisão da literatura PDF
Gabriela Cristina Cantisani Pádua, Dirce Guilhem
Percepção de plágio acadêmico entre estudantes do curso de odontologia PDF
Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho
Aspectos bioéticos nas publicações sobre cuidados paliativos em idosos: análise crítica PDF
Anelise Crippa, Claudia Adriana Facco Lufiego, Anamaria Gonçalves dos Santos Feijó, Geraldo Attilio De Carli, Irenio Gomes
Ética na pesquisa com adolescentes que vivem com HIV/Aids PDF
Cristiane Cardoso de Paula, Clarissa Bohrer da Silva, Bruna Pase Zanon, Crhis Netto de Brum, Stela Maris de Mello Padoin
Experiência do comitê de ética em pesquisa de uma universidade pública de Minas Gerais, Brasil PDF
Patrícia Alves Paiva, Simone de Melo Costa, Orlene Veloso Dias, Vânia Silva Vilas Bôas Vieira Lopes, Dardânia Glayce Barbosa Souto, Daniele Lopes da Silva
Representação de valores morais para o exercício profissional em estudantes de odontologia PDF
Silvana Orestes Cardoso, Milena Vieira da Silva Melo, Raíssa Orestes Carneiro
Problemas éticos identificados por enfermeiros na relação com usuários em situação crítica PDF
Lucília Nunes
Sigilo e privacidade das informações sobre usuário nas equipes de atenção básica à saúde: revisão PDF
José Roque Junges, Micheli Recktenwald, Noéli Daiãm Raymundo Herbert, Andressa Wagner Moretti, Francine Tomasini, Bárbara Nicole Karlinski Pereira


ISSN: 1983-8034