Conhecimento de docentes universitários sobre a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa

Resumo

O objetivo desse estudo de caráter qualitativo foi compreender o conhecimento de docentes de uma universidade pública brasileira acerca da atuação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) institucional na apreciação de protocolos, bem como seu entendimento sobre o significado das recomendações do comitê. Foi desenvolvido entre dezembro/2010 e junho/2011 com docentes de diferentes áreas do conhecimento de uma universidade estadual, a partir de entrevista semi-estruturada. Utilizou-se técnica de análise de conteúdo, identificando-se duas categorias: regulamentação de pesquisas envolvendo seres humanos e submissão de protocolos à avaliação do CEP. Os discursos revelam que os docentes conhecem a Resolução 196/96 de forma insatisfatória. Avaliam positivamente a atuação do CEP, ainda que possuam limitações quanto ao conhecimento sobre o procedimento de avaliação ética. A avaliação do CEP significou para os docentes processo necessário para garantir direitos dos sujeitos participantes e permitir posterior publicação dos dados.

Palavras-chave:

Bioética. Docentes. Comitês de ética em pesquisa.

Como Citar

1.
Conhecimento de docentes universitários sobre a atuação do Comitê de Ética em Pesquisa. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 20º de dezembro de 2012 [citado 2º de dezembro de 2024];20(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/768