Diretivas antecipadas de vontade no Brasil: sua aplicabilidade em psiquiatria

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de psiquiatras que atuam no Brasil sobre a real aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade em seu trabalho e suas consequências presumíveis, levando em conta que ainda não há uma lei específica para regulamentar o uso dessa ferramenta no Brasil. Foi realizado estudo qualitativo, que abordou uma população de 40 psiquiatras da cidade do Rio de Janeiro. A coleta de dados se deu por meio de entrevista com duas perguntas abertas, e os resultados foram tratados conforme os preceitos da análise de conteúdo de Bardin a fim de analisar as reflexões dos profissionais sobre o tema.
Os achados mostram a tendência da expressiva maioria dos médicos a apoiar o uso das diretivas, com poucos argumentos contrários. A possibilidade de compartilhar as decisões com pacientes teve tendência a ser bem recebida. Pode-se afirmar que as diretivas antecipadas de vontade carecem de divulgação entre psiquiatras. Ações para melhorar tal cenário já estão sendo aplicadas, atingindo a graduação em medicina.

Palavras-chave:

autonomia, diretivas antecipadas de vontade, doença terminal, paternalismo médico, psiquiatria, Autonomia pessoal. Preferência do paciente. Estado terminal. Paternalismo. Psiquiatria.

Biografia do Autor

Vania Novelli Domingues, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Vania Novelli Domingues – Doutoranda – vanianovelli@abp.org.br
0000-0001-5749-6578

Monica Monteiro, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Mônica Monteiro – Mestre – monica_monteiro@outlook.com
0000-0003-4260-4497

Anderson de Almeida Rocha, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Anderson de Almeida Rocha – Doutor – andersonforbaby@gmail.com
0000-0003-2704-8402

Daniel Domingues Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Daniel Domingues Monteiro – Graduado – danieldmonteiro@gmail.com
0009-0002-5777-9150

Natalia Oliva Teles, Universidade do Porto, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, Porto, Portugal.

Natalia Oliva Teles – Doutora – natalia.oteles1@gmail.com
0000-0002-1295-3701

Francisca Rego, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Francisca Rego – Doutora – mfrego@med.up.pt
0000-0001-8083-7895

Guilhermina Rego, Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Guilhermina Rego – Doutora – guilherminarego@med.up.pt
0000-0002-8590-9832

Como Citar

1.
Novelli Domingues V, Monteiro M, de Almeida Rocha A, Domingues Monteiro D, Oliva Teles N, Rego F, et al. Diretivas antecipadas de vontade no Brasil: sua aplicabilidade em psiquiatria. Rev. Bioét. [Internet]. 7º de abril de 2026 [citado 19º de abril de 2026];34. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/4058