Uma Visão Feminista Sobre os Megaprojetos da Genética Humana (PGH e PDGH)

Autores

  • Fátima Oliveira

Resumo

O Projeto Genoma Humano (PGH) e o Projeto da Diversidade do Genoma Humano (PDGH) são áreas da big science que têm causado preocupações científicas, políticas e éticas. Neste ensaio abordarei o contexto histórico do estabelecimento desse campo de pesquisas; revisitarei o mito da neutralidade da ciência e de cientistas; velhos e novos estereótipos constitutivos do sexismo e da misoginia na ciência: mulheres cobaias e a invisibilidade das mulheres cientistas. Pontuarei alguns dos novos dilemas colocados pelos megaprojetos da genética humana em curso, sobretudo os referentes à invasão da privacidade, à procriação, aos riscos ecológicos e ao patenteamento de seres vivos e suas interfaces com a opressão de gênero e a racial étnica.

Palavras-chave:

Biopoder, feminismo, gênero, NTRc -Novas Tecno1ogias Reprodutivas Conceptivas, opressão de gênero, procriação, sexismo

Biografia do Autor

Fátima Oliveira

Médica; diretora da RedeSaúde/Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, da União Brasileira de Mulheres e da Comissão de Cidadania e Reprodução, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Publicado:

2009-11-04

Downloads

Como Citar

1.
Oliveira F. Uma Visão Feminista Sobre os Megaprojetos da Genética Humana (PGH e PDGH). Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 4º de novembro de 2009 [citado 21º de novembro de 2024];5(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/389