Bioética e psiquiatria: escassez de literatura recente no Brasil

Autores

Resumo

A fim de analisar a produção científica sobre bioética e psiquiatria no Brasil publicada nos últimos dez anos, realizou-se revisão integrativa da literatura disponível em bases de dados, utilizando descritores e operadores de pesquisa para relacionar os termos “ética or bioética or ética médica and psiquiatria”. O processo de busca dos estudos culminou em seleção de treze artigos, dos quais apenas dois foram elegíveis para a revisão integrativa de acordo com os critérios de inclusão. A pesquisa mostrou que apenas os temas da espiritualidade e da pedofilia foram abordados nos estudos analisados, ambos com metodologia de revisão de literatura. Apesar de os campos de bioética e psiquiatria terem grande relevância na contemporaneidade, há escassez de trabalhos científicos no Brasil sobre o tema, pouco explorado e incentivado.

Palavras-chave:

psiquiatra, ética em pesquisa, bioética

Biografia do Autor

Andre Luis Bezerra Tavares, Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2007), tendo realizado graduação-sanduíche (CAPES/DAAD) em Berlim, Alemanha (Charité/Humboldt Universität - 2006). Especialista em Práticas Clínicas em Saúde da Família pela Escola de Saúde Pública do Ceará (2009). Titulado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (2012). Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2012). Especialista em Pesquisa e Inovação em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (2013). Residência Médica em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, vinculado à Escola de Saúde Pública do Ceará (2016). Titulado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2018). Gestalt-terapeuta (Centro Gestáltico de Fortaleza-2019). Doutorando em Bioetica (FMUP). Vem estudando o tema saúde mental e atenção psicossocial desde 2007 com trabalhos e publicações sobre o tema.

Luis Lopes Sombra Neto, Universidade Federal do Ceará

Residente de Psiquiatria no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará

Eugênio de Moura Campos, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Farmacologia e Professor Associado do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará

Como Citar

1.
Tavares ALB, Sombra Neto LL, Campos E de M. Bioética e psiquiatria: escassez de literatura recente no Brasil. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2º de outubro de 2023 [citado 30º de abril de 2024];31(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3564