Intervenções para promover o clima ético: revisão de escopo

Autores

  • Rafaela Schaefer Universidade do Vale do Rio dos Sinos http://orcid.org/0000-0002-1484-8067
  • Rafaela Tonietto Müller
  • Geise Klipel Weber
  • Ariadne Machado Schmidt
  • Daiana Dozol de Andrade Goulart
  • Priscila Pereira da Silva Lopes

Resumo

Esta revisão visa identificar e descrever intervenções realizadas para promover o clima ético em instituições de saúde. Foi feita revisão de escopo nas bases PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, EBSCOhost e Google Acadêmico, entre outubro e dezembro de 2022. Os dados foram analisados mediante síntese numérica e temática. Foram incluídos três estudos: dois quase-experimentais e um experimental. Médicos, enfermeiros e outros membros da equipe participaram da pesquisa. São descritas intervenções realizadas e resultados obtidos. As intervenções foram workshops, rodadas de ética e protocolo de ação precoce. A duração variou de duas semanas a seis meses. Houve diferença do clima ético para todos os participantes em um estudo; apenas para enfermeiros em outro; e não houve diferença em uma das pesquisas. Poucos artigos implementam e avaliam intervenções para promover o clima ético.
Assim, são necessárias mais investigações que aprimorem conteúdo, didática e modos de avaliação em contextos variados e com diferentes profissionais.

Como Citar

1.
Schaefer R, Müller RT, Weber GK, Schmidt AM, Goulart DD de A, Lopes PP da S. Intervenções para promover o clima ético: revisão de escopo. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 8º de maio de 2024 [citado 23º de maio de 2024];32. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3544