Produções bioéticas brasileiras acerca do suicídio: revisão sistemática

Autores

Resumo

Esta revisão sistemática da literatura mapeou produções brasileiras com abordagens bioéticas do suicídio, a fim de contribuir para o debate sobre os conflitos éticos envolvidos no fenômeno do suicídio e colaborar para sua prevenção. Consultaram-se as bases de dados SciELO e Google Acadêmico e repositórios institucionais de programas de pós-graduação em bioética, acionando os descritores “suicídio”, “suicídio e bioética” e “suicídio e ética”. As vinte publicações que cumpriam os critérios de inclusão foram agrupadas e analisadas em três eixos: reflexões gerais em torno da estigmatização do ato suicida; dilemas morais acerca do suicídio e os princípios bioéticos; e análise ético-política do fenômeno do suicídio. Conclui-se que a produção que aborda essa temática é escassa, com poucas pessoas concentrando a maioria das pesquisas, o que surpreende, tendo em vista a relevância do fenômeno para a saúde pública e reflexões morais sobre o fim da vida.

Palavras-chave:

Suicídio. Bioética. Saúde Pública. Revisão de literatura.

Biografia do Autor

Luana Lima, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda e mestra em Bioética (UnB); Psicóloga e Bacharel Interdisciplinar em Humanidades (UFBA).

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB).

Como Citar

1.
Lima L, Flor do Nascimento W. Produções bioéticas brasileiras acerca do suicídio: revisão sistemática. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2º de outubro de 2023 [citado 14º de abril de 2024];31(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3444