Competências em cuidados paliativos entre estudantes do curso de medicina

Autores

Resumo

Competências foram definidas como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional deverá adquirir para exercer determinada atividade de trabalho. O objetivo deste estudo foi avaliar as competências em cuidados paliativos entre os estudantes matriculados em um curso de medicina brasileiro. Todos os estudantes matriculados foram convidados para participar e preencheram a ferramenta Palliative Competence Tool. Os dados obtidos foram calculados em escores entre zero e 100 e comparados
entre as dez competências e os ciclos acadêmicos. Os resultados mostraram quatro padrões, sendo o mais frequente a redução dos escores entre estudantes dos ciclos básico e intermediário, com recuperação parcial no estágio. Apenas a competência ética e tomada de decisão mostrou elevação no estágio. Concluiu-se que a aquisição de competências em cuidados paliativos na graduação médica ainda é frágil. Novas estratégias de ensino poderão ser adotadas com intenção de aprimorar a aquisição de competências no futuro.

Palavras-chave:

cuidados paliativos, educação médica, competência profissional

Biografia do Autor

Ursula Bueno do Prado Guirro, Universidade Federal do Paraná

Médica Anestesiologista com área de atuação em Medicina Paliativa

Professora Adjunta no curso de Medicina em Medicina na Universidade Federal do Paraná

Pós-doutora em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrado e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná

Residência médica em Anestesiologia pela Universidade Federal do Paraná

Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora

Como Citar

1.
Guirro UB do P, Corradi Perini C, Zatorre Fileno LO, Belam Fioravanti G, de Siqueira JE. Competências em cuidados paliativos entre estudantes do curso de medicina. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2º de outubro de 2023 [citado 6º de outubro de 2024];31(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3363