Ética e segurança do paciente na formação em enfermagem

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e descrever disciplinas em que são abordadas as temáticas segurança do paciente e ética em saúde em cursos de graduação em enfermagem. Trata-se de pesquisa documental, com foco em projetos político-pedagógicos e matrizes curriculares de instituições de
ensino superior que oferecem cursos de enfermagem na região metropolitana de Porto Alegre. Foram examinados 12 documentos, a partir dos quais emergiram dois tópicos analíticos: 1) ensino da ética, abrangendo conteúdos como ética profissional, bioética e legislação profissional em enfermagem; e 2) ensino da segurança do paciente, abrangendo conteúdos como biossegurança, educação e comunicação em saúde e controle de infecção. O tema ética foi majoritariamente mencionado quando comparado a segurança do paciente. Novos estudos são necessários para entender melhor como esses conceitos estão sendo desenvolvidos na formação de enfermeiros.

Palavras-chave:

Enfermagem. Educação em enfermagem. Currículo. Ética. Segurança do paciente.

Biografia do Autor

Carlise Rigon Dalla Nora, Professora Adjunta na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS

Professora Adjunta na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS. Pós-Doutora em Enfermagem pelo PPGENF-UFRGS. Doutora em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa (UCP). Mestre em Saúde Coletiva. Enfermeira

Letícia Becker Vieira, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Departamento de Assistência e Orientação Profissional – DAOP

Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no  Departamento de Assistência e Orientação Profissional – DAOP. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Mestre em Enfermagem. Enfermeira.

Mariur Gomes Beghetto, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Departamento de Assistência e Orientação Profissional – DAOP

Professora Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no  Departamento de Assistência e Orientação Profissional – DAOP. Doutora em Medicina Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Ciências Médicas: Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enfermeira.

Clayane Leites

Acadêmica de Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mariana Iribarrem Ness

Acadêmica de Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Como Citar

1.
Dalla Nora CR, Maffacciolli R, Vieira LB, Beghetto MG, Leites C, Ness MI. Ética e segurança do paciente na formação em enfermagem. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 18º de outubro de 2022 [citado 22º de junho de 2024];30(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3215