Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética

Autores

Resumo

Mediante pesquisa qualitativa com a técnica do discurso do sujeito coletivo, este estudo analisa a educação à distância como metodologia ativa na educação permanente de equipe de enfermagem de hospital universitário de Minas Gerais. Coletados por meio de questionário e de grupo focal, os dados foram organizados conforme três ideias centrais que emergiram nas reuniões. Para os participantes da pesquisa, a modalidade à distância pode ser considerada uma metodologia ativa de ensino que possibilita intervenções no trabalho, desde que haja infraestrutura necessária para o desenvolvimento do processo de trabalho e realização das capacitações no ambiente laboral. Para concluir, ressalta-se a importância do trabalhador da enfermagem ser sujeito ativo do seu processo de ensino-aprendizagem, utilizando a educação permanente em saúde para prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma integral, ética e segura.

 

 

Palavras-chave:

Educação à distância. Educação continuada. Sistema Único de Saúde. Capacitação profissional. Enfermagem.

Como Citar

1.
Pereira M dos S, Spagnol CA, Guimarães EMP, Godoy SCB, Silva SF da, Silva JGR. Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3º de janeiro de 2023 [citado 21º de dezembro de 2024];30(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3206