O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Autores

  • José Eduardo de Siqueira
  • Márcia Hiromi Sakai
  • Rogério Luiz Eisele

Resumo

O ensino da ética nos cursos de Medicina passa por um momento de transformações. O modelo clássico representado pela disciplina de Medicina Legal e Deontologia está-se mostrando insuficiente para atender a necessária formação humanística do profissional. Neste trabalho, avaliam-se as inadequações do mesmo e propõe-se como alternativa a introdução da disciplina de Bioética. Marcadamente interdisciplinar, a Bioética oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer as diferentes correntes de pensadores que se debruçam sobre o conhecimento comportamental do ser humano. Permanecem as indispensáveis reflexões sobre normas deontológicas, enriquecidas, porém, com uma visão mais abrangente da moralidade humana. Numa sociedade plural e secularizada, em que o médico entra cotidianamente em contato com diferentes concepções de vida, torna-se imperioso assumir tomadas de decisões sintonizadas com essa realidade. Questiona-se, ainda, a pertinência do modelo passivo ensinar-aprender. Sabendo-se que o ser humano é possuidor de um complexo sistema mental de elaboração das informações recebidas, advoga-se a tese de que a aprendizagem é muito mais um processo ativo de interação docente, discente e realidade social. Não basta tomar conhecimento de normas morais e legais, pois o comportamento ético do médico exige tolerância, prudência e poder de discriminação, características da nova disciplina.

Palavras-chave:

Ética, Bioética, Deontologia, Medicina Legal, ensino médico, humanismo

Biografia do Autor

José Eduardo de Siqueira

Doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em
Bioética pela Universidade do Chile, professor de Clínica Médica e Bioética da UEL, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (2005-2007), membro da CâmaraTécnica de Medicina Paliativa
do CFM, membro da Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica do CFM

Publicado:

2009-11-03

Downloads

Como Citar

1.
Siqueira JE de, Sakai MH, Eisele RL. O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3º de novembro de 2009 [citado 21º de abril de 2024];10(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/199