O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Resumo
O ensino da ética nos cursos de Medicina passa por um momento de transformações. O modelo clássico representado pela disciplina de Medicina Legal e Deontologia está-se mostrando insuficiente para atender a necessária formação humanística do profissional. Neste trabalho, avaliam-se as inadequações do mesmo e propõe-se como alternativa a introdução da disciplina de Bioética. Marcadamente interdisciplinar, a Bioética oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer as diferentes correntes de pensadores que se debruçam sobre o conhecimento comportamental do ser humano. Permanecem as indispensáveis reflexões sobre normas deontológicas, enriquecidas, porém, com uma visão mais abrangente da moralidade humana. Numa sociedade plural e secularizada, em que o médico entra cotidianamente em contato com diferentes concepções de vida, torna-se imperioso assumir tomadas de decisões sintonizadas com essa realidade. Questiona-se, ainda, a pertinência do modelo passivo ensinar-aprender. Sabendo-se que o ser humano é possuidor de um complexo sistema mental de elaboração das informações recebidas, advoga-se a tese de que a aprendizagem é muito mais um processo ativo de interação docente, discente e realidade social. Não basta tomar conhecimento de normas morais e legais, pois o comportamento ético do médico exige tolerância, prudência e poder de discriminação, características da nova disciplina.Palavras-chave:
Ética, Bioética, Deontologia, Medicina Legal, ensino médico, humanismo
Como Citar
1.
Siqueira JE de, Sakai MH, Eisele RL. O Ensino da ética no curso de Medicina: a experiência da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3º de novembro de 2009 [citado 15º de outubro de 2024];10(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/199