Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo

Autores

  • Márcia Mendes Menezes Professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.
  • Luciana Colares Maia Doutoranda em Ciências da Saúde. Professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
  • Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu Doutor em Epidemiologia. Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Simone de Melo Costa UNIMONTES

Resumo

Por meio de pesquisa qualitativa, este trabalho buscou identificar as percepções de estudantes de medicina sobre o ensino da ética na graduação. Foram entrevistados 24 alunos de universidade pública e realizada análise categorial temática, preservando o anonimato das informações por códigos. Duas categorias foram destacadas. A primeira expõe a importância da reflexão sobre a complexidade do processo ensino-aprendizagem. Nela, entrevistados relatam a desvalorização e dissociação do ensino de ética em relação à prática, ressaltando a necessidade de qualificação dos docentes. A segunda categoria apresenta sugestões, como aprofundar e exigir o conteúdo em humanidades durante todo o curso. Conclui-se que, para qualificar o ensino de ética, é preciso criar mais oportunidades de interação entre educadores e estudantes, favorecendo assim a construção do conhecimento e o reconhecimento da abrangência dos problemas identificados. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem aperfeiçoaria o
indivíduo ao desenvolver a dimensão ética necessária aos profissionais de saúde.

Palavras-chave:

Bioética. Ensino. Educação médica. Percepção. Estudantes de medicina.

Biografia do Autor

Márcia Mendes Menezes, Professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Cuidado Primário em Saúde. Professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Luciana Colares Maia, Doutoranda em Ciências da Saúde. Professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Doutoranda em Ciências da Saúde. Professora do curso de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu, Doutor em Epidemiologia. Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Epidemiologia. Professor do Departamento de Odontologia Social e Preventiva da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Simone de Melo Costa, UNIMONTES

Doutora em Odontologia, Saúde Coletiva

Como Citar

1.
Menezes MM, Maia LC, Abreu MHNG de, Costa S de M. Percepções sobre o ensino de ética na medicina: estudo qualitativo. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 19º de junho de 2019 [citado 12º de novembro de 2024];27(2). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1824