Qualidade & finalidade: características da bioética brasileira

Autores

  • Dora Porto

Resumo

Este trabalho remete aos 25 anos de publicação da Revista Bioética. Além de traçar em linhas gerais a situação atual do periódico, pretende discutir os critérios atualmente adotados para mensurar a qualidade das publicações científicas, considerando a especificidade deste campo de estudo e pesquisa e, particularmente, as vertentes teóricas voltadas ao contexto brasileiro. Como campo transdisciplinar, a bioética perpassa várias áreas do conhecimento, abrangendo ciências biomédicas, direito, filosofia e ciências sociais no intuito de responder aos conflitos e impasses relacionados à vida e à saúde. Em decorrência, a consolidação da bioética no país deve ser encarada como processo paulatino, que abrange tanto a formação profissional lato e stricto sensu quanto sua inserção como disciplina transversal nas graduações da saúde e direito, bem como nas áreas afins que possam se beneficiar com a reflexão bioética.

Palavras-chave:

Bioética-Comunicação interdisciplinar-Ensino. Pesquisa interdisciplinar-Informação. Gestão da qualidade total-Comunicação.

Como Citar

1.
Porto D. Qualidade & finalidade: características da bioética brasileira. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de dezembro de 2017 [citado 29º de fevereiro de 2024];25(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1533