Interface entre fisioterapia, bioética e educação: revisão integrativa

Autores

  • Talita Leite Ladeira Centro Universitário Estácio Juiz de Fora
  • Lilian Koifman Universidade Federal Fluminense.

Resumo

A formação em fisioterapia deve englobar aspectos técnicos e éticos para que os profissionais possam tomar decisões prudentes e resolutivas. Este trabalho tem como objetivo investigar e sintetizar as produções científicas acerca da interface entre fisioterapia, bioética e educação. Trata-se de estudo exploratório e descritivo, de revisão integrativa. Os dados foram coletados mediante levantamentos de artigos científicos originais nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed, Scopus e Scientific Electronic Library Online. Para avaliação e exposição dos dados empregou-se análise de conteúdo e categorização temática. Há escassez de estudos internacionais e nacionais; muitos são descritivos e poucos trazem contribuições aplicadas de bioética
em tomada de decisão em saúde, principalmente que contextualizem nossa sociedade e cultura. Existem muitas referências deontológicas na fisioterapia, o que influencia também a formação acadêmica, que carece
de reflexões bioéticas mais profundas.

Palavras-chave:

Fisioterapia. Bioética. Educação superior.

Biografia do Autor

Talita Leite Ladeira, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Fisioterapeuta. Doutoranda em Bioética, ètica Aplicada e Saúde Coletiva. Professora Assistente I do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora.

Lilian Koifman, Universidade Federal Fluminense.

Pedagoga. Doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Professora Associada do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. 

Como Citar

1.
Ladeira TL, Koifman L. Interface entre fisioterapia, bioética e educação: revisão integrativa. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 5º de dezembro de 2017 [citado 24º de fevereiro de 2024];25(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1286