Ensino de bioética nas faculdades de medicina no Brasil

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Resumo

É recorrente, no âmbito da educação médica brasileira e no ensino da bioética de modo geral, o debate sobre a melhor maneira de ensinar ética e/ou bioética. Parte disso decorre da crescente preocupação na sociedade de contar com médicos técnica e moralmente competentes. O ensino de bioética distingue-se do ensino de ética médica, já que esse último está centrado nos direitos e deveres do médico, enquanto o primeiro tem seu foco na multi, inter e transdisciplinaridade. O objetivo deste trabalho é identificar se a disciplina de bioética encontra-se na matriz curricular, como é ministrada e quais são os conteúdos trabalhados nos cursos de medicina do Brasil. Observou-se aumento do número de oferta de disciplinas autônomas de bioética nos cursos médicos e que os temas mais abordados pelas disciplinas são introdução à bioética e princípios da bioética,
relação médico-paciente, aborto e eutanásia.

Palavras-chave:

Educação médica. Bioética. Educação superior. Desenvolvimento moral.

Biografia do Autor

Waldemar Antonio das Neves Junior, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (2003) e Mestre em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente sou docente da Faculdade de Medicina da UFAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética e Bioética, Eudcação Médica, Medicina e Fisioterapia. Doutorando do Programa em Ética aplicada, Bioética e Saúde Coletiva (PPGBIOS) em associação com as Universidades Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Como Citar

1.
Junior WA das N, Zaú L, Rego S. Ensino de bioética nas faculdades de medicina no Brasil. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 29º de março de 2016 [citado 6º de outubro de 2024];24(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/1089