A vueltas sobre las relaciones entre la bioética y el derecho

Resumo

Às voltas com as relacões entre a bioética e o direito

 

 

 

Este texto recolhe e atualiza os pontos principais do meu trabalho anterior, La bioética como soporte al derecho para regular la biotecnología 1, que trata da implicação entre o Direito e a Bioética, relação que considero como de caráter intrínseco já que as contribuições de ambas análises resultam em utilidade recíproca no momento de solucionar os problemas trazidos pela biotecnologia, haja vista que as duas disciplinas compartilham uma mesma finalidade: o respeito e a promoção dos direitos humanos reconhecidos. A bioética proporciona ferramentas no momento da tomada de decisões que afetam valores e nas que são de importância especial o processo de elaboração e análise das pautas que devem reger a ação no tocante à intervenção técnica do homem sobre a própria vida e o meio no qual se desenvolve, as quais em breve serão elevadas ao nível de normas jurídicas.

Palavras-chave:

Direitos humanos. Bioética. Ética médica. Educação. Educação em direitos humanos. Participação pública. Políticas públicas.

Como Citar

1.
A vueltas sobre las relaciones entre la bioética y el derecho. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 2º de maio de 2011 [citado 28º de março de 2024];19(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/605