O tema da integridade científica nas pós-graduações em saúde no Brasil

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa que objetiva conhecer a preocupação dos programas de pós-graduação em saúde na formação de novos pesquisadores, incluindo ensinamentos sobre integridade científica. O método utilizado foi o de pesquisa nas páginas eletrônicas de 126 programas de pós-graduação em saúde brasileiros, nas quais foram vistos os aspectos relacionados ao tema da integridade científica. Foram analisadas mais de uma disciplina por curso, totalizando 183. Os resultados mostram que dos programas avaliados 59,5% pertenciam à área médica e 97,6% possuíam páginas eletrônicas disponíveis na internet, mas nem todas disponibilizavam informações relativas ao tema. Os resultados indicam ainda que não existe preocupação com o tema da integridade científica por parte da maioria dos programas de pós-graduação em saúde no país. Disso se conclui que a honestidade científica, primordial para que
a pesquisa acadêmica tenha credibilidade e valor científico, ainda não é prioridade das instituições de ensino que, juntamente com a comunidade científica, têm papel fundamental na formação de cientistas eticamente responsáveis.

Palavras-chave:

Ensino. Ciência. Fraude científica.

Como Citar

1.
O tema da integridade científica nas pós-graduações em saúde no Brasil. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 7º de janeiro de 2011 [citado 28º de março de 2024];18(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/590