A ética médica e a bioética como requisitos do ser moral: ensinando habilidades humanitárias em medicina
Resumo
O artigo discute a formação moral do estudante de medicina a partir de sucinto resgate histórico das concepções filosóficas sobre a constituição da moral, processo relacionado às origens da medicina. O principal objetivo do trabalho foi estimular o debate sobre as possibilidades
e os limites do ensino da moral, reconhecendo que não há uma ação determinista para moldar o caráter, mas um contexto que pode favorecer o despertar de princípios latentes, condizentes com a natureza das pessoas. Como objetivo secundário assinala-se a importância do ensino da
ética médica e bioética para promover o desenvolvimento moral dos estudantes. A discussão considera sob que condições e em que direção poderiam ser ensinados valores, virtudes e princípios éticos, ponderando a possibilidade de transmitir tais ensinamentos para promover as
habilidades humanitárias dos futuros médicos. Conclui enfatizando a necessidade dessa formação, embora reconhecendo a limitação de seu alcance, incapaz de transformar mentes psicopatas.
e os limites do ensino da moral, reconhecendo que não há uma ação determinista para moldar o caráter, mas um contexto que pode favorecer o despertar de princípios latentes, condizentes com a natureza das pessoas. Como objetivo secundário assinala-se a importância do ensino da
ética médica e bioética para promover o desenvolvimento moral dos estudantes. A discussão considera sob que condições e em que direção poderiam ser ensinados valores, virtudes e princípios éticos, ponderando a possibilidade de transmitir tais ensinamentos para promover as
habilidades humanitárias dos futuros médicos. Conclui enfatizando a necessidade dessa formação, embora reconhecendo a limitação de seu alcance, incapaz de transformar mentes psicopatas.
Palavras-chave
Bioética. Ética médica. Moral. Ensino. Aprendizagem. Medicina.
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