O SUS e o direito à saúde do brasileiro: leitura de seus princípios, com ênfase na universalidade da cobertura

Autores

  • Elizabeth Nogueira de Andrade
  • Edson Oliveira Andrade

Resumo

Este artigo discute a questão do acesso aos serviços de saúde brasileiros, com ênfase na universalidade da assistência. Discorre sobre os conceitos de justiça e saúde; faz breve reflexão sobre os sistemas de saúde nos Estados Unidos da América do Norte, na França, Inglaterra e Canadá; realiza uma apreciação do sistema de saúde brasileiro, em suas vertentes pública e privada, e historia o papel dos conselhos de medicina e das entidades médicas na garantia do acesso aos serviços de saúde.

Palavras-chave:

Equidade. Justiça social. Sistemas de saúde. Bioética.

Biografia do Autor

Elizabeth Nogueira de Andrade

Médica, professora do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Brasil, doutoranda em Bioética pela Universidade do Porto, Portugal.

Edson Oliveira Andrade

Médico, professor do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Brasil, doutorando em Bioética pela Universidade do Porto, Portugal.

Como Citar

1.
Andrade EN de, Andrade EO. O SUS e o direito à saúde do brasileiro: leitura de seus princípios, com ênfase na universalidade da cobertura. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 11º de junho de 2010 [citado 19º de abril de 2024];18(1). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/536