Ética, bioética y deontología

Autores

  • Rogelio Altisent

Resumo

O artigo apresenta de maneira didática as relações entre ética, bioética, deontologia e Direito, procurando esclarecer diversos problemas conceituais que vêm surgindo nas últimas décadas em relação à sobreposição e confronto entre estes conceitos. Discute como ética e Direito são perpassados por lógicas diferentes, apontando o papel da deontologia neste contexto. Apresenta quatro parâmetros para a autorregulação profissional, argumentando que este processo implica em alcançar uma resposta filosófica. Estabelece críticas aos códigos de ética e deontologia médica, oferecendo exemplos de um código atualizado, que possa apresentar uma visão dinâmica da filosofia da medicina. Como ponto importante discute, ainda, quem cria e define um código de ética, sublinhando que existem três possibilidades. Na conclusão, assinala a necessidade de desenvolver maior empenho institucional para explicar de maneira convincente que a deontologia não é privilégio para a classe médica, mas sim um bem social.

Palavras-chave:

Ética, Códigos de ética, Teoría ética, Bioética

Biografia do Autor

Rogelio Altisent

Professor de Bioética da Universidade de Zaragoza, ex-presidente da Comissão de Deontologia do Conselho Geral do Colégio de Médicos, Zaragoza, Espanha.

Publicado:

2010-03-01

Downloads

Como Citar

1.
Altisent R. Ética, bioética y deontología. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 29º de março de 2024];17(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/504