Ética médica, códigos de ética médica e bioética

Autores

  • H. Tristam Engelhardt Júnior

Resumo

Tendo por base conferência proferida para a Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica brasileiro, na sede do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, em 18 de setembro de 2008, na cidade de Manaus/AM, este artigo examina questões maiores de formação cultural e filosófica, estruturando a ética médica e questionamentos relacionados ao profissionalismo da classe médica. Num breve histórico, apresenta algumas das características dos códigos de ética médica que desde o início do século XIX vêm servindo para estabelecer a identidade profissional da medicina e lhe dar foco e conteúdo. Mostra que o conteúdo desses códigos se transformou para refletir as tendências morais de cada época. Este trabalho esboça sua geografia cultural e conceitual em grande escala, que estabelece o contexto dos códigos de ética contemporâneos e os atuais desafios enfrentados pela profissão médica.

Palavras-chave:

Ética médica, Códigos de Ética Médica, Bioética

Biografia do Autor

H. Tristam Engelhardt Júnior

Doutor em Medicina pela Universidade de Tulane e em Filosofia pela Universidade do Texas, pesquisador na área de Bioética, professor de Filosofia na Universidade de Rice e professor de Medicina no Baylor College of Medicine, ambas em Houston, Texas, Estados Unidos.

Publicado:

2010-03-01

Downloads

Como Citar

1.
Júnior HTE. Ética médica, códigos de ética médica e bioética. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 1º de março de 2010 [citado 28º de março de 2024];17(3). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/503