Testamento vital: conhecimento docente e acadêmico de uma escola médica

Lívia Angélica Gruneke Cesar, Lorrayne de Aquino Solles, Janaína Sortica Fachini, Lauren de Matos Provim, Samantha Brandes

Resumo


Esta pesquisa busca avaliar o nível de conhecimento de acadêmicos e docentes do curso de medicina quanto à aplicabilidade do testamento vital, às decisões sobre finitude de vida e ao conceito de morte digna. Foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, com dez acadêmicos
e cinco docentes de uma universidade do Sul do Brasil. Os dados foram obtidos por meio de análise do discurso e classificados nas seguintes categorias: conhecimento e aplicabilidade do testamento vital; visão do processo de finitude e morte digna; e o limiar entre a visão do médico e a autonomia do
paciente. As conclusões reforçam a necessidade de difusão desse conhecimento para benefício do paciente e atitudes éticas amparadas legalmente por parte dos médicos.


Palavras-chave


Testamentos quanto à vida. Autonomia pessoal. Cuidados paliativos. Bioética.

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