Ética e segurança do paciente na formação em enfermagem

Carlise Rigon Dalla Nora, Rosana Maffacciolli, Letícia Becker Vieira, Mariur Gomes Beghetto, Clayane Leites, Mariana Iribarrem Ness

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar e descrever disciplinas em que são abordadas as temáticas segurança do paciente e ética em saúde em cursos de graduação em enfermagem. Trata-se de pesquisa documental, com foco em projetos político-pedagógicos e matrizes curriculares de instituições de
ensino superior que oferecem cursos de enfermagem na região metropolitana de Porto Alegre. Foram examinados 12 documentos, a partir dos quais emergiram dois tópicos analíticos: 1) ensino da ética, abrangendo conteúdos como ética profissional, bioética e legislação profissional em enfermagem; e 2) ensino da segurança do paciente, abrangendo conteúdos como biossegurança, educação e comunicação em saúde e controle de infecção. O tema ética foi majoritariamente mencionado quando comparado a segurança do paciente. Novos estudos são necessários para entender melhor como esses conceitos estão sendo desenvolvidos na formação de enfermeiros.


Palavras-chave


Enfermagem. Educação em enfermagem. Currículo. Ética. Segurança do paciente.

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