Editorial: Contribuições bioéticas em situações de conflito na saúde

Autores

Resumo

Este é o nosso último exemplar de 2021, ano de muitos esforços contra a pandemia de covid-19, de vacinação e de muitas reflexões importantes.
O editorial inicia com um tema que tem sido amplamente discutido, por envolver questões bioéticas: a análise da pandemia e as considerações bioéticas sobre o tratamento precoce. Sem polemizar, adotando o Parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM) 4/2020 1, não se trata de apoiar ou não o uso de qualquer medicamento, mas sim do pilar bioético da autonomia do médico e do paciente, sobretudo quando são observados os princípios da beneficência e da não maleficência. Ou seja, deve-se implementar uma verdadeira “aliança terapêutica” entre médico e paciente, cumprindo sempre as diretrizes emanadas da medicina baseada em evidências.

Palavras-chave:

Bioética.

Como Citar

1.
Giustina TB de AD, Gallo JH da S, Nunes R. Editorial: Contribuições bioéticas em situações de conflito na saúde. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 14º de dezembro de 2021 [citado 29º de março de 2024];29(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3190