Influência da religiosidade/espiritualidade em cuidadores informais de crianças com leucemia

Autores

Resumo

Perante diagnóstico e tratamento de doença grave em crianças, incluindo a oncológica, os pais, em especial as mães, tendem a assumir integralmente as demandas de cuidados, necessitando desenvolver estratégias de enfrentamento situacional. Nesse sentido, este estudo descritivo e transversal objetivou identificar o uso do coping religioso/espiritual em cuidadores informais de crianças com leucemia linfoide aguda mediante aplicação da escala de coping religioso/espiritual breve. Participaram 30 cuidadores informais, que apresentaram coping religioso/espiritual alto (média=3,90; Dp=0,34) na modalidade positiva (média=3,67; Dp=0,48). Por fim, identificou-se que as mães utilizam coping religioso/espiritual para lidar com a demanda de cuidados a elas imposta, vinculada à condição de saúde da criança. Com isso, reforça-se a possibilidade de utilizar a espiritualidade e/ou a religiosidade como indicadores de bem-estar físico e mental, visto que a qualidade dos cuidados prestados está intimamente relacionada à saúde de quem cuida. 

Palavras-chave:

Cuidadores. Espiritualidade. Religião. Adaptação psicológica. Oncologia

Biografia do Autor

Francely Tineli Farinha, Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Doutora. Professora Titular. Instituto de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Camila Fernandes Paixão Araújo, Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Graduada. Instituto de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Paula Volpe Vitorino Mucherone, Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Graduada. Instituto de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Nayara Tomazi Batista, Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Mestre. Instituto de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Universidade Paulista. Bauru, SP, Brasil.

Armando dos Santos Trettene, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Paulista, Capus Bauru - SP.

Como Citar

1.
Farinha FT, Araújo CFP, Mucherone PVV, Batista NT, Trettene A dos S. Influência da religiosidade/espiritualidade em cuidadores informais de crianças com leucemia. Rev. bioét.(Impr.). [Internet]. 3º de janeiro de 2023 [citado 19º de abril de 2024];30(4). Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/revista_bioetica/article/view/3181